"Paris vaut bien une messe"
E aqui estou, 405 anos depois de ser assassinado neste mesmo local o Rei Henrique IV.
11, Rue de Ferronnerie
 |
Local exato onde o rei foi assassinado. |
Essa é a famosa frase de Henrique IV, quando pela segunda vez renunciou ao Protestantismo e se converteu novamente ao cristianismo, assegurando assim o apoio da maioria de seus súditos.
 |
Rei Henry IV |
Quando assumiu o trono francês em 1589 ( só foi coroado em 1594 na Catedral de Chartres ), ele levou consigo pela primeira vez a dinastia dos Bourbon.
Durante quase toda a segunda metade do século XVI, as guerras religiosas foram uma constante na França, o que determinou o enfraquecimento e declínio do pais e tais conflitos, por ocorrerem em períodos quase contínuos, a Franca viveu tempos muito curtos de paz.
Henrique IV antes de assumir o trono esteve presente em quase todos esses conflitos, era protestante, filho de Joana D'Albret, rainha de Navarra (defendia os Huguenotes).
Casou-se em 1572, dia 24 de agosto, com Marguerite de Valois, filha de Catarina de Médicis, conhecida pelo apelido de Reine Margot. Esse casamento que seria para a reconciliação entre católicos e protestantes resultou na fatídica "Noite de São Bartolomeu". Esse massacre foi ordenado pela Rainha Catarina de Medicis contra os protestante que ali se reuniram para as festas. Henrique IV então pela primeira vez se converte ao catolicismo, mas por pouco tempo.
Com a morte de sua mãe, a rainha de Navarra, torna-se seu único herdeiro - Rei de Navarra - e logo depois com a morte de seu irmão Henrique III, ele se torna o novo rei da França, mas não foi bem recebido pelos franceses e pela Liga católica.
Em 1598, já convertido pela segunda vez, assina o Edito de Nantes tornando o catolicismo a religião de Estado, mas ao mesmo tempo confirmou aos protestantes a liberdade religiosa.
Sofreu vários atentados...mas no dia 14 de maio de 1610 foi assassinado por François Ravaillac em plena tarde diante do numero 11, da Rue Ferronnerie.
Ravaillac era um fanático religioso, católico, que não aceitava a situação e de forma brutal, com dois golpes de faca, assassinou naquela estreita rua de Paris o Rei Henry IV assim que a carruagem real chegou neste local. O assassino foi condenado e morto brutalmente na época, todavia nunca confessou o crime.
 |
Placa que indica o local Símbolos do Rei da França e do Rei de Navarre |
Os restos mortais de Henry IV encontram-se na Basílica Saint Dennis.
Metro : Les Halles
1º arrondissement