Catacumbas de Paris
As catacumbas de Paris
Paris tem mais ou menos 300 km de galerias subterrâneas. No século passado houve uma série de desabamentos e algumas sobreviveram. Essas galerias foram construídas pelos moradores que retiravam as pedras para a construção da cidade.Todavia no século 18 ocorreu uma superpopulação nos cemitérios e a única solução encontrada foi ordenar a retirada daquela enorme quantidade de ossos de milhões de parisienses e recolocar nas galerias subterrâneas. Essa ideia partiu do chefe de policia, o General Alexander Lenoir e continuada pelo seu sucessor Sr. Thiroux de Crosne. Lógico que não houve a ocupação total das redes, apenas uma parte e se tornou então um dos maiores ossuários do mundo.Em 1780, o cemitério "des Saints-Innocents" o mais importante da cidade de Paris foi fechado e todos seus ossos transportados para as galerias,
Os membros da Resistência Francesa, durante a Segunda Guerra Mundial usaram esses tuneis para servir de abrigo, casamatas e bunkers. Assim como também os alemães.
Os mortos da Revolução Francesa foram sepultados diretamente nessas galerias.
Calcula-se que existem cerca de 6 milhões de ossos nessas catacumbas.
![]() |
| Principio e Fim - ETERNIDADE |
![]() |
| Entrada da catacumba |
No início os ossos foram sendo jogados de qualquer forma.

Mas depois passaram a colocar as ossadas de uma maneira mais artística, se assim podemos dizer. Em frente foram colocados os grandes ossos (fêmur, tíbia) e atras os menores e com os crânios sendo dispostos de forma geométrica.
O número de visitantes é limitado a 200 por vez, o percurso é de mais ou menos 45 minutos - 25 km - não possui toalete e proibido acesso aos animais.
Para descer são 130 degraus (eu contei) e na saída são 83 para subir. Não é um passeio tão fácil, mas também não é difícil, Um pouco assustador quando se pensa que ali são ossos humanos misturados e sem identificação...Vale a pena a visita, dependendo do interesse de cada um.
As fotos não estão boas devido a falta de claridade no interior das catacumbas.
Endereço ; 1, Avenue Colonel Henri Rol-Tanguy ( place Denfert-Rocherau).
14º arrondissement




Nenhum comentário:
Postar um comentário