Tradution

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Rue des Saints-Péres e outras...                                                                                                                                    
          Uma interessante rua localizada no quartier Saint-Germains-des-Prés, que marca uma parte do limite entre o 6º e o 7º arrondissements. Seu inicio é no Quai de Voltaire terminando na Rue de Sèvres.
Antigo Hotel Gittard
          Comecei meu passeio pela rue de Sèvres (nesse ano de 2015 aluguei o apartamento nessa simpática e agradável rua, por isso os números estão em ordem decrescente). Logo no inicio me deparei com o "Ancien Hôtel Gittard" - números 63/65. Foi construído pelo arquiteto de Louis XIV - Daniel Gittard, mais ou menos em 1658 para ser sua própria residencia. Não foi possível entrar, mas sei que possui um belo afresco no teto de um dos quartos, atribuído a "École des Versailles". Hoje funciona um hotel 4 estrelas, o Hotel de Saints-Péres. E foi no numero 63 que Chateaubriand residiu de 1811 a 1814 no antigo Hôtel de la Valette. Foi também um local escolhido por outros grandes nomes como Sartre, S. de Beauvoir. J.Greco, F. Leclerc e outros.

Hôtel des Saints-Peres


Hotel Gittard






63, rue des Saints-Peres
antigo Hotel de la Valette

Cathedral Vladimir-le-Grand

          Nos números 49/51, esta situada a Catedral Saint-Vladimir-le-Grand, igreja de culto grego-católico Ucraniano.
          Era uma antiga capela do Hospital de Caridade e transformada durante a Revolução Francesa em local de ensino médico e para os estudos de biomedicina, de ciências humanas e sociais e de matemática, tanto que o vizinho próximo é a faculdade de Medicina da "Université Paris Descartes".
          A capela foi transferida para a comunidade Ucraniana em 1942 e em 1961 passou de igreja para Catedral. Bastante frequentada pelos ucranianos.


Faculté de Medecine
Faculdade de Medicina Paris
           No numero 45 encontra-se a Université Paris Descartes - sendo esta uma das treze universidades parisienses. É pluridisciplinar e faz parte da "Université Sorbonne Paris Cité". Foi criada em 1971 a partir das antigas faculdades da "Université de Paris".


           Andando um pouco mais, entrei na Rue Jacob e desci pela Rue Bonaparte. 
Rue Bonaparte. Em primeiro plano a Academia de Medecina
 e logo depois, os portões da Escola de belas Artes.

Academia de Medicina - Paris

                      


 O numero 16 da Rue Bonaparte abriga o belo prédio da Academia de Medicina, criada em 1820 pelo Rei Louis XVIII.


Entrada da Escola de Belas Artes








           


          Quase esquina com a Rue de Beaux Arts, numero 14,  encontra-se a Escola Nacional de Belas Artes, logicamente uma maravilhosa entrada com um belo portão. Nesse local passaram-se grandes nomes como Monet, Delacroix, Renoir e outros. O prédio tem um estilo bastante ornamentado com estatuas, colunas etc...

  
13, Rue de Beaux-Arts
          Entrei numa pequena rua de apenas 138 m - Rue de Beaux Arts - e logo percebi que era apenas pequena no tamanho, mas muito grande em historia. Andando devagar fiquei a imaginar tanta coisa que poderia ter sido. Entre importantes endereços, o numero 13 faz homenagem a dois grandes escritores que viveram em épocas diferentes, mas que por coincidência ou não, partilharam o mesmo local. Naquele pequeno prédio, outrora Hôtel d'Alsace, olhando de frente podemos ver duas placas comemorativas: de um lado, em memoria a Oscar Wilde que no dia 30 de novembro de 1900 ali passou seus últimos instantes de vida, e de outro, a placa que marca a presença em Paris, do grande escritor argentino, Jorge Luis Borges, que ali viveu de 1977 a 1984.

Placa em homenagem a J.L.Borges
Placa em homenagem a Oscar Wilde 





           Não parei por aqui, segui meu passeio naquele dia, sozinha como gosto de fazer minhas viagens, descobrindo incríveis endereços e incríveis historias. Próxima postagem...




Nenhum comentário:

Postar um comentário