Os esgotos de Paris - datados do Seculo XIV
Não foram só através das catacumbas e das diversas estações de metro (264 Km de extensão, sendo que 169 em forma de tuneis) que Paris sentiu suas perfurações iniciadas no século XII. Mas também através desse complexo sistema que fica em pleno 7eme arrondissement.
A maior parte das galerias estão fechadas ao público, mas os chamados "cataphiles" são verdadeiros exploradores dos subterrâneos de Paris. Evidente que existem as que são permitidas à visitação, como no caso as catacumbas e os esgotos. Os metros são uma constante na vida do parisiense.
Uma aventura interessante para poucos que se deixam ir livremente por este fantástico sistema subterrâneo. Não tem muito o que ver, não existe belas paisagens e mesmo o cheiro não é assim agradável em determinados lugares, mas suportável.
Não resta dúvida de que é um "passeio" completamente diferente dos famosos locais turisticos que Paris oferece com tamanho glamour.
Antes de 1850 o sistema era inadequado e o esgoto era laçado diretamente no Rio Sena.
Napoleão III incumbe Haussmann a tarefa de modernizar a cidade e esse por seu lado contrata Belgrand como diretor do departamento de águas e esgotos de Paris. Um projeto audacioso e favorável à população.
Interessante ver como foi bem elaborado. Galerias interligadas, sendo que cada uma recebe o nome de uma personalidade importante na época e que de certa forma tem alguma ligação com a obra.
Como por exemplo a Galeria Turgot que foi um dos responsáveis pela construção.
Existe também neste subterrâneo um pequeno museu com os objetos que foram utilizados durante a construção e a galeria principal do museu do Sistema de Esgotos de Paris tem o nome de Belgrand em sua homenagem.
![]() |
Entrada de um dos tuneis que leva em direcao as galerias. |
O que achei interessante nesse passeio é que, para os leitores de Victor Hugo, a lembrança de seu romance "Os Miseraveis" é uma das primeiras que vem a mente. Conversando com um dos visitantes que sabia muito de historia, me contou que pela amizade que existia entre Vitor Hugo e Pierre Emmanuel Bruneseau (inspetor de trabalhos da cidade de Paris e um dos responsáveis pela criação do sistema),o escritor teve acesso as muitas informações a respeito dos esgotos, resultando assim na riqueza de detalhes da obra.
Tempo de duração da visita - 1 hora e meia mais ou menos
Metro - Alma- Marceau
Atravessar a Ponte de L'Alma - a entrada fica logo apos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário