Tradution

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Vel d'Hiv  ( Vélodrome D' Hiver )

          O Vélodrome (construído por Henri Desgrange - ciclista e jornalista), era um circuito utilizado para a prática de vários esportes como por exemplo, as corridas de bicicleta, patinação, hóquei, circo, espetáculos, etc...


Foto internet antigo Vélodrome d 'Hiver
          Nos dias 16 e 17 de julho de 1942 , "as autoridades francesas perseguiram e detiveram mais de treze mil judeus que ficaram retidos do Velódromo de Inverno, antes de serem enviados para os campos de extermínio nazista, sob as ordens dos alemães e colaboradores do governo de Vichy". Eram homens, mulheres e crianças... uma enorme tragedia que deixou marcas profundas na historia da França.

Interior de Vélodrome
Resultado de imagem para vel d'hiv 1942
Ônibus que transportava os judeus
O Velódromo ficava localizado no 15ème arrondissement, Rue
Nelaton, esquina com o Bd Grenelle. Construído em 1909 e inaugurado em 1910, este tinha capacidade para acolher ate 17 mil pessoas. Hoje não mais existe, foi demolido em 1959 por ordem do governo francês.Os judeus eram  transportados em ônibus até o local e alguns, como casais sem filhos, iam diretamente para um campo de transição próximo à Paris, na cidade de Drancy e de la para Auchwitz. De todas as crianças enviadas para o campo, nenhuma retornou.
       
Rue Nelaton atualmente


          Fui visitar o memorial que fica próximo a Rue  Nélaton e o Quai de Grenelle, inaugurado em 1994 pelo presidente Jacques Chirac. Do memorial é possível ver a Tour Eifel devido a proximidade.

Quai de Grenelle
Memorial em homenagem as vitimas.


Numero 36 da Rue Saintonge
          Mas minha curiosidade foi além destas duas visitas. Ha mais ou menos dois anos atras li um romance que contava uma historia de um casal judeus e dois filhos que moravam na Rue Saintonge    nº 36 e que foram levados para o Velódromo, com exceção do filho menor. A historia é longa e triste, acredito que não seja verdadeira, e não vou relatar o conteúdo, mas fiquei impressionada com a historia e foi o suficiente para que eu procurasse o endereço onde eles moraram.














          Essa foi a mais cruel apreensão anti semita ocorrida na França pelos próprios soldados franceses, sem interferência dos soldados alemães, eles pertenciam ao governo da França ocupada. Tudo foi planejado secretamente durante a guerra, após  negociações entre Eichman, o Secretário Geral da Policia Francesa e o Delegado de Policia de Vich.

     
         Na estacão de metro Bir Hakein foi colocada em 2008 uma placa em memoria das vitimas do Vel d'Hiv.












Nenhum comentário:

Postar um comentário